O segredo (a ética profissional)
Sabemos que entre muitas coisas que estão na ética do profissional de psicologia, uma delas é o sigilo. Pois é através dele, dentro das sessões, que aparecem as questões mais importantes de serem trabalhadas.
A análise de um segredo é um assunto muito gratificante, embora muito difícil para analisar. (
Em geral, os segredos estão relacionados com secreções, ou seja, coisas que não são legais de compartilhar com todo mundo.
Apesar de ser Psicóloga seguindo mais a linha Comportamental, acredito que a Psicologia olha o ser humano como ser humano, portanto vou falar um pouco sobre isso ao olhar da psicanálise. Para a prática psicanalista (Freudiana), os segredos são considerados vergonhosos e repugnantes ou então o oposto, muito valiosos e ótimos para serem guardados e protegidos.
No final das contas, o que é importante para a psicóloga que analisa os seus segredos? Nós não precisamos saber qual é o seu segredo. O importante para a análise é saber porque você não quer falar sobre ele e quais comportamentos eles trazem escondidos até você.
Quer uma dica? Aproveite este momento terapêutico para falar deles, muitas vezes nossos segredos são pesados e quando dividimos, ainda mais com alguém que não nos julgará, ficará mais tranquilo, este é o principal exercício do psicólogo, entender o que tem por trás do segredo e não o segredo em si.
Fale, terapia é a cura através da fala. É falando que encontramos o caminho que queremos seguir.
O que importa para nós psicólogos, é o comportamento realizado por trás do segredo e isso que deverá ser importante para você também.
Cuide-se. Nossos comportamentos não percebidos, também nos levam para algum lugar. Perceba-os!
Texto criado por Rozana Parma